Menu

1.11.23

Acampando no inverno

Acampando no inverno com todo conforto

Camping Selvagem
Frio não é obstáculo, absolutamente, foram os tempos, se é que houve mesmo, em que acampar era uma atividade só para lindos dias de primavera ou verão.
Mudaram as barracas e os equipamentos, e hoje, não é mais uma aventura que podia acampar com terra em cima da cama ou barraca morro abaixo, desde que se tomem cuidados muito simples, mas indispensáveis para acampar tranquilo.

Mesmo num país onde o inverno é rigoroso apenas em algumas regiões, principalmente no sul, as precauções do campista nesse período podem evitar surpresas desagradáveis. 
Como no verão, o inverno também tem seu contingente de admiradores.

Camping no inverno

O acampamento no inverno, apesar do frio, pode ser tão agradável e divertido como o de verão, dependendo apenas de alguns cuidados especiais. 
No Brasil há lugares frios com ótimos parques para acampar: Friburgo, Muri e Itatiaia (RJ), Campos do Jordão e Socorro (SP), Ouro Preto (MG), São Joaquim (SC), Canela e São Francisco de Paula (RS), são alguns deles.


Qual o melhor lugar para acampar no frio?

Para um acampamento tranquilo, você precisa encontrar um lugar apropriado para montar sua barraca, sem se importar muito com o clima, mas se por acaso "você gosta" ou um infortúnio qualquer for na época de inverno, e o lugar que escolheu faz frio, a coisa muda de figura.

No Brasil, há ótimas áreas em lugares frios onde se pode acampar com todo o conforto, mas há também as pessoas que não são sócias de clubes ou preferem mesmo os lugares longínquos.
Esse contato mais direto com a natureza exige, evidentemente, mais cuidado ao selecionar o material de camping e o lugar.
 
Para quem caça ou pesca é necessário escolher áreas apropriadas e verificar previamente todo o regulamento da localidade. 
Seja como for dê preferência a um local próximo de uma fonte ou riacho para não ficar sem água, mas sem montar a barraca muito perto da corrente - em caso de enchente, você poderia ter surpresas desagradáveis.

Terrenos inclinados (sujeitos a enxurradas), baixadas (alagáveis durante as chuvas), e barrancos (que podem desmoronar) devem ser evitados.
Se o terreno for descampado e houver uma única árvore, mantenha distância desse para-raios em potencial.
 
Mas se houver um bosque próximo, não há problema, pois um conjunto de árvores tem muito mais poder de atração de raios e neste caso, ao contrário, você está seguro. 
- O maior problema para campistas "alpinistas" iniciantes é a falta de oxigênio das grandes altitudes. Por isso, é preciso acampar nos lugares mais baixos.

Finalmente, escolha um lugar onde haja relva, pois terra ou poeira devem estar fora de cogitação.
Frequentemente, em invernos mais rigorosos, o vento e a chuva costumam se aliar ao frio e então a própria maneira de armar a barraca torna-se fundamental.

Como os ventos predominantes nessa época vêm do sul, é conveniente deixar a abertura voltada para o lado oposto, o norte, sem esquecer de reforçar as estacas e as amarras para prevenir-se contra um possível vendaval.
Em volta da barraca, deve-se também cavar uma canaleta de 10 centímetros de largura por outro tanto de profundidade, para dar vazão à água.
Outro cuidado importante em caso de chuva é evitar que o sobreteto encoste no pano fino da barraca (no caso uma canadense), o que provocaria uma incômoda goteira. 
Para isso, é preciso verificar sempre a tensão dos estirantes, que devem estar no ângulo correto (sem provocar dobras na barraca) e suficientemente firmes.

O que fazer para acampar no frio?

O frio é uma ameaça muito maior para a sobrevivência do que parece. 
Ele diminui a sua capacidade de pensar e enfraquece a sua vontade de fazer alguma coisa para se aquecer. 
Frio é um inimigo insidioso; uma vez que entorpece a mente e o corpo, que subjuga a vontade de sobreviver. 
Acampando no inverno, faz com que seja muito fácil esquecer o seu objetivo final - que é sobreviver.
Dentro de regiões de clima frio, você pode enfrentar dois tipos de ambientes de clima frio - seco ou molhado. 
Sabendo em qual ambiente a sua área de acampamento está, afetará o planejamento e a execução de uma operação no tempo frio. 

Ambiente tempo úmido e frio

Existe condições de clima frio molhado quando a temperatura média em um período de 24 horas é  acima de -10°C. 
Características desta condição são congelamento durante a noite mais frias e descongelamento durante o dia. 
Mesmo que as temperaturas são mais quentes durante esta condição, o terreno é normalmente muito desleixada devido à lama e terra. 
Você deve se concentrar em proteger-se contra o chão molhado e do congelamento da chuva. 

Ambiente tempo frio e seco

Condições de clima frio-seco existe quando a temperatura média em um período de 24 horas permanece abaixo de -10°C.
Mesmo que as temperaturas nesta condição são muito mais baixos do que o normal, você não tem que lidar com o congelamento e descongelamento.
 
Nessas condições, você precisa de mais camadas de roupa interior para protegê-lo de temperaturas tão baixas quanto -60°C. Extremamente existem condições perigosas quando o vento e baixa temperatura se combinam.

Princípios básicos de sobrevivência no frio

É mais difícil para você se satisfazer sem água, alimentos e necessidades básicas de abrigo em um ambiente frio do que em um ambiente quente. 
Mesmo se você tem os requisitos básicos, você também deve ter vestuário de proteção adequados e a vontade de sobreviver. 
A vontade de sobreviver é tão importante como as necessidades básicas. 
Houve incidentes quando indivíduos treinados e bem equipados, não sobreviveram situações de tempo frio porque lhes faltava a vontade de viver.

Que tipo de roupa para acampar no frio?

Sua roupa deve ser inteiramente de lã, com a possível exceção de um blusão. 
Você só não deve ter a roupa o suficiente para protegê-lo do frio, você também deve saber como maximizar o calor que você começa a partir dele. 
Por exemplo, sempre manter sua cabeça coberta.

Você pode perder 40 a 45 por cento do calor do corpo de uma cabeça desprotegida e ainda mais a partir do pescoço, pulso e tornozelos desprotegidos. 
Estas áreas do corpo são bons radiadores de calor e têm muito pouca gordura isolante. O cérebro é muito suscetível ao frio e pode gelar a menor quantidade de resfriamento. 

Porque há muito a circulação sanguínea na cabeça, a maioria dos quais está na superfície, você pode perder o calor rapidamente se você não cobrir a cabeça. - Existem quatro princípios básicos a seguir para se manter aquecido:
1 - Manter a roupa limpa. 
2 - Evitar o sobreaquecimento. 
3 - Use roupas largas soltas e em camadas. 
4 - Manter a roupa seca.


Manter a roupa limpa

Este princípio é sempre importante para o saneamento e conforto no inverno e também importante do ponto de vista no calor. Roupas emaranhadas com sujeira e gordura perdem muito do seu valor de isolamento.

Evitar o sobreaquecimento

Quando você estiver muito quente, você sua e sua roupa absorve a umidade. Isso afeta o seu calor de duas maneiras: a umidade diminui a qualidade do isolamento da roupa e, como o suor evapora, o seu corpo esfria. 
Ajuste sua roupa de modo que você não sua. Faça isso abrindo parcialmente o seu casaco ou jaqueta, através da remoção de uma camada interna de vestuário.

Vista roupas largas e em camadas

Vestindo roupas apertadas e calçados restringe a circulação sanguínea e convida a lesão causada pelo frio. Além disso, diminui o volume de ar retido entre as camadas, reduzindo o seu valor de isolamento. 
Várias camadas de roupas leves são melhores do que uma camada espessa igualmente de roupa, porque as camadas têm espaço ao ar mortos entre eles. 
O espaço ao ar mortos proporciona isolamento extra. 
Além disso, camadas de roupa permitem que você tire ou adicione outras camadas de roupas para evitar a transpiração excessiva ou para aumentar o calor.

Mantenha a roupa seca

Em temperaturas baixas, suas camadas internas do vestuário podem se tornar molhadas de suor e sua camada externa, se não repelir água, pode se tornar molhada de gelo derretido pelo calor do corpo. 
Use vestuário exterior repelente de água, se disponível. 
Ele vai jogar a maior parte da água captada para fora  a partir do derretimento de chuva ou neve.

Antes de entrar na barraca (ou abrigo) aquecida, escove fora a neve. 
Apesar das precauções que você toma, haverá momentos em que você não pode deixar de se molhar. Nessas ocasiões, secando sua roupa pode tornar-se um grande problema. 


Indicações/ dicas para acampar no inverno

Se você ainda não está satisfeito com a sua proteção do frio, indicamos um acessório de vestimenta para auxiliar a eliminar o vento e a umidade da transpiração na parte da cabeça em temperaturas extremas.

Touca Ninja Balaclava Open Face Para O Frio Alpinestars  

Em marcha de trilha, pendure suas luvas úmidas e meias em sua mochila. 
Às vezes, em temperaturas de congelamento, o vento e o sol vai secá-las. 
Você também pode colocar as meias molhadas ou luvas, desdobradas, perto de seu corpo de modo que o calor do corpo pode secá-las. 

Em um acampamento, pendure roupas úmidas dentro da barraca perto do topo, usando fios ou prateleiras improvisadas. 
Você pode até mesmo ser capaz de secar cada item, segurando-o frente uma lareira. 
Artigos de couro secam lentamente. 
Se não houver outros meios disponíveis para secar suas botas, coloque entre o saco de dormir e forro.
Arrume suas roupas apropriadas para o frio antes de se aventurar


Como se proteger do frio na barraca?

Para evitar o frio e a umidade do chão, dê preferência às barracas de piso próprio. 
Mas mesmo esse piso pode ser isolado do solo, se você quiser uma temperatura mais agradável dentro da barraca.
Algumas camadas de jornais no chão, cobertas por uma lona ou plástico, evitam a umidade e a sujeira. 
Um recurso que uso, independente de clima, é cobrir o chão (antes de por a barraca) com um plástico grosso de mesmo tamanho (pode-se fazer em casa), impedindo assim a entrada de insetos indesejados e também amenizando o frio.

Uma boa lona plástica tipo "carreteiro", além de aquecer o ambiente de camping, protege de ventos frios e tempestades à noite.
Lona Carreteiro p/ Camping 4x3cm - Plasitap amarelo/azul.

Se o frio for muito forte, há um recurso adicional: cobrir o piso com mais jornais, colocando por cima deles uma esteira ou cobertor. 
Outro detalhe importante é que a barraca tenha sobreteto plastificado ou de lona emborrachada para reduzir o máximo possível a umidade em caso de chuva.

Qual é a melhor barraca camping clima frio?

Na opinião de muitos a melhor barraca é a do tipo Canadense, mas pela leveza e facilidade de manuseio em lugares inóspitos, a tipo Iglu é recomendável. 
Vamos dar aqui 3 tipos que se adaptam a todos os gostos e, principalmente pelos preços bem acessíveis.

Barraca Panda Nautika - para 4 pessoas, prática e leve, desenvolvida para climas variados, resiste a ventos e chuvas. Com avancê que protege a porta da chuva direta e oferece mais espaço.


Barraca Echolife Weekend -barraca básica 4 pessoas, para uso em climas secos! com paredes 100% poliéster impermeabilizado com poliuretano 600mm de coluna d´água, tela mosquiteiro que bloqueia grande parte da visibilidade de fora para dentro. 
Em caso de chuva, montar em locais cobertos ou usar lona por cima.


Uma indicação

Barraca Coleman Montana 6/8 Pessoas - Sistema de selagem nas costuras que ficam expostas ao tempo, garantindo total impermeabilização. 
Estas costuras são alinhavadas de fora para dentro, neutralizando risco de vazamentos. 



Como se esquentar na barraca?

Se aquecendo 

A grande arma contra o frio, entretanto, é o aquecedor a gás. 
Mas nunca ponha o aquecedor no local onde vai dormir, pois ele queima o oxigênio. 
Se sua barraca tiver apenas um local, deixe-o do lado de fora - com o refletor voltado para a abertura, mas distante da lona, que poderia ser danificada pelo calor. 
Não é aconselhável conservá-lo ligado durante a noite inteira, porque há sempre o perigo de incêndio.

Uma solução possível, em lugares sem recursos, é um aquecedor a carvão, feito com uma lata que tenha apenas uma pequena abertura lateral para ventilação. 
Quem preferir algo mais natural pode simplesmente fazer uma fogueira, nunca muito perto da barraca, para evitar o perigo de incêndio, e não sobre o mato, para que o fogo não se espalhe. 
Se não houver área sem grama, coloque areia ou terra úmida em volta.
Camping Selvagem
E antes de deitar é preciso apagar o fogo ou deixar apenas algumas brasas acesas.
Para um camping natural, a fogueira é imprescindível.
Aprenda a fazer fogo em.. Fazendo fogo

Não havendo uma área sem grama, coloque areia ou terra úmida em volta - e antes de dormir não apague o fogo, e deixe algumas pedras dentro para reter o calor. 
Se você precisar sair da barraca para fazer alguma coisa, como reforçar os espeques, por exemplo, e o tempo estiver muito ruim ou chovendo muito, é bom levar com você um "poncho" para cobrir as suas roupas quentes, como este aqui: 
Poncho Aluminizado De Emergência - Trilhas E Rumos 

Campings no frio


Camping Muri - Nova Friburgo

Friburgo CCB2

Serra dos Órgãos - subsede

Serra dos Órgãos

Serra dos Órgãos - sede

Penedo

Teresópolis

Camping CCB serra gaúcha

Itatiaia Parque - abrigos

Na beira do lago

Curtindo a fogueira


Para dormir

Saco de dormir

O saco de dormir é uma valiosa peça de equipamento de sobrevivência no tempo frio. 
Verifique se o saco permanece seco. 
Se molhado, ele perde muito do seu valor de isolamento. 
Se você não tem um saco de dormir, você pode fazer um de pano de paraquedas ou material similar, e material seco natural, tais como folhas, agulhas de pinheiro, ou musgo, colocando o material seco entre duas camadas do pano.
Para dormir, há os sacos tradicionais, mas em épocas frias convém colocá-los sobre colchões de ar, colchonetes de espuma ou camas de lona desmontáveis. 
Há vários tipos de sacos de dormir - uma ou duas pessoas - mas os melhores são os de nylon.

Sacos de dormir - o bom do saco de dormir é quando a temperatura sobe um pouco, e você só precisa transformá-lo em um colchonete e dormir sobre ele. 

Saco De Dormir Guepardo De Emergência - Alumínio - é feito com materiais que controlam a temperatura do corpo e te deixam preparado para enfrentar os dias mais frios.


Saco De Dormir Essence - Trilhas E Rumos - modelo básico, em formato retangular, para uso em dias de temperatura amena ou em conjunto com agasalhos em situações de temperaturas mais baixas.


Para manter a temperatura ideal do corpo nos dias mais frios, você pode usar um Isolante Térmico, alguns aluminizados e também atóxicos. 
Existe uma infinidade deles, também incluindo sacos de dormir.


Indicações

Devido a grande variedade de sacos de dormir, a procura é muito grande; para facilitar o campista selecionamos alguns dos mais procurados. 

Saco de Dormir Pavillo Escapade 200 - Verde com bolsa para transporte. 
Saco de Dormir Viper - preto e laranja - da Nautika
Kit Camping Campak: Barraca de Camping 2 Pessoas + 2 Sacos de Dormir 180x75cm + 2 Colchonetes 190x50x0,6cm - Pavillo 
Outros itens de sobrevivência importantes são uma faca; fósforos impermeáveis, um recipiente à prova de água; uma bússola resistente; mapa; pano de chão impermeável e cobertura; lanterna; binóculos; óculos escuros; alimentos gordos de emergência. 

Lembre-se:

Um ambiente extremamente frio pode ser muito doloroso. 
Dê uma boa dose de atenção ao escolher o equipamento certo para a sobrevivência no frio. 
Se não tiver certeza de um item que você nunca usou, teste em um ambiente fora, antes de aventurar-se. Depois de ter selecionado os itens que são essenciais para a sua sobrevivência, não perdê-los depois que você entrar em um ambiente frio.

A higiene

Embora lavar-se pode ser impraticável e desconfortável em um ambiente frio, você deve fazê-lo. 
Lavar roupa ajuda a evitar erupções cutâneas que podem evoluir para problemas mais sérios. 
Em algumas situações, você pode ser capaz de tomar um banho de neve. 
Pegue um punhado de neve e lave o corpo onde o suor e umidade se acumulam, como sob os braços e entre as pernas, e em seguida, limpe-se secando. 
Se possível, lave os pés diariamente e calce meias limpas e secas. 
Mude sua roupa interior, pelo menos, duas vezes por semana. 
Se você é incapaz de lavar sua roupa interior, tire, agite, e deixe fora no ar por uma hora ou duas.
Se você estiver usando um abrigo usado anteriormente, verifique o seu corpo e roupas para os piolhos cada noite. Se sua roupa tornou-se infestada, use pó inseticida, se tiver algum. 
Caso contrário, pendure suas roupas no frio, em seguida, bata e escove. 
Isso vai ajudar a se livrar dos piolhos, mas não os ovos. 
Se você faz a barba, tente fazê-la antes de ir para a cama. Isto vai dar a sua pele uma chance de se recuperar antes de o expor-se aos elementos.

Leve muita roupa, o ideal

Campistas veteranos, acostumados a acampar em lugares frios como as cidades de Campos de Jordão e São Joaquim e nas montanhas de Itatiaia e da Serra dos Órgãos, costumam dizer que a melhor coisa para ajudar a combater o frio são as roupas de lã (as roupas de fio acrílico não esquentam). 

Além dos gorros, cachecóis, meias grossas, jaquetas acolchoadas e luvas, também deve-se dar especial atenção aos sapatos. Eles devem ter solas grossas, de preferência de borracha. 
Melhor que sapatos são as botas de meio-cano, forradas com pele de carneiro ou flanela.

Para as pernas use calças grossas sobre ceroulas ou minhocão de flanela ou malha de algodão. 
As mulheres devem evitar meias de náilon, que grudam na pele e provocam feridas. 
Inclua no enxoval camisetas de lã natural, que deve ser usada por baixo de uma camisa ou flanela, e um suéter grosso de lã como agasalho externo. 
Embora a quantidade de agasalho pareça exagerada, essa é a única maneira de vencer o frio das montanhas, que às vezes chega a 10 graus negativos em Itatiaia, perto das Agulhas Negras.

Tome cuidado, por outro lado, com as mudanças bruscas de temperatura. Se estiver usando aquecedor na barraca, diminua a quantidade de roupa, passando a usá-las quando estiver ao ar livre. 
Para proteger a pele contra o frio seco use um creme hidratante no rosto e no nariz; vaselina ou manteiga de cacau (batom para as mulheres) protegem os lábios de rachaduras dolorosas.

É bom também levar suéteres, calças de flanela ou jeans, camisetas, gorros de lã, casacos impermeáveis com capuz, botas de borracha, cachecol, luvas e meias de lã, embora quase tudo isso possa ser substituído por um bom macacão de motociclista. 
Há modelos de náilon forrado de lã ou flanela, todos com muitos bolsos fechados com zíper.
Uma boa dica é levar uma caixa impermeável para organizar as suas roupas, ela pode ser encontrada  nas melhores lojas: 
Caixa Com Organizador a vácuo - 90cm X 38cm X 1m - Mor 6128

No lugar de botas ou sapatos, prefira o tênis impermeável de lona ou couro macio envernizado.
Na hora de dormir, a calça de algodão (inteiriça), uma malha velha, não se esquecendo das meias de lã podem resolver o problema. 
Cobertores grossos (é claro) e de uma bolsa de água quente não devem faltar.



Alimentação

No inverno, é claro, a comida tem que ter mais peso, calor e consistência do que no verão - mesmo num acampamento, com toda a improvisação, é aconselhável não descuidar disso. 
Quem não puder contar com a cozinha de um camping organizado deve estar bem equipado para alimentar-se bem.
De manhã, uma refeição com leite, café, chocolate quente, ovos, presunto, geleia e pão preto (que se conserva melhor) é a ideal.
Começando o dia bem alimentado, o almoço (que pode ir de um churrasco a uma macarronada) não precisa sair muito cedo.

À noite, café, uma sopa instantânea, chá, sanduíches - nesse momento o caminho está aberto para a imaginação: há uma série imensa de produtos industrializados ou mesmo naturais que entram bem na hora do lanche.
Mesmo independente da fogueira, não esqueça de levar um bom mini fogareiro para horas mais aconchegantes. Como este "importado" à venda. Também há muitos outros modelos. 
Fogareiro a Propano 69CFOGP01 Coleman 

Um bom estoque de chocolate (em barra ou em pó, para uma achocolatada matinal ou noturna) ou de sopa instantânea, ajuda a recuperar as energias. 
Afora isso, não esqueça de levar a matéria-prima para aquilo que nem sempre pode ser considerado supérfluo num acampamento de inverno, ainda mais selvagem: uma boa aguardente, um bom vinho e um conhaque aquecido - afinal, ninguém é de ferro.

Escolha seu acampamento

Teresópolis, Friburgo e "Itatiaia", no Rio: Campos do Jordão e Circuito das Águas, em São Paulo: Poços de Caldas e Ouro Preto, em Minas: São Joaquim e "Urubici" em Santa Catarina: Gramado, Canela e São Francisco de Paula, no Rio Grande do Sul. 
São os principais polos de atração nessa época.

Veja os melhores lugares aqui.. Onde acampar - Região serrana (RJ)
                  Onde acampar - Serra Gaúcha no blog Camping Natural

Embora a neve é uma ocorrência rara na nossa paisagem, registrada com maior frequência apenas em São Joaquim (ultimamente ultrapassada por sua vizinha Urubici - sendo agora a cidade mais fria do Brasil), o frio costuma ser tão rigoroso como em alguns países onde o inverno deixa uma marca inconfundível.
Nos pontos mais elevados de Campos do Jordão e do maciço de Itatiaia, por exemplo, a temperatura das madrugadas de inverno costuma baixar até 10 graus negativos!.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário