Menu

3.1.24

Mosteiros Metéora

Mosteiros de Metéora - Grécia, para acampar

Imagine um local de muita natureza e misticismo, com mosteiros centenários construídos no topo de rochas imensas. Quase impossível de alcançar.
Camping Selvagem
Isso é Metéora, na Grécia, cidade que é a primeira parada para conhecer esses incríveis mosteiros e encontrar um bom lugar para acampar.

O Que é Metéora 

É um dos maiores e mais importantes aglomerados complexos de mosteiros do Cristianismo Oriental, superado apenas pelo Monte Atos. Os seis mosteiros foram construídos sobre pilares de rocha de arenito, na região noroeste da planície da Tessália, próximo ao rio Peneu e às montanhas Pindo, na Grécia central. 
A cidade mais próxima é Kalabáka. O maior pico em que se localiza um mosteiro tem 549 metros, o menor, 305 metros.
Metéora é um aglomerado de rochas que saem da terra, vão lá no alto e acabam. 
Daí logo do lado começa outra, que vai lá no altão e acaba. Picos muito únicos. Não são morros, não são colinas. Não dá pra saber o que é.
Aí imagine que no topo dessas pedras foram construídos mosteiros imensos que datam do século XIV. Onde já filmaram filme de 007 e que mais parece um cenário da Terra-Média ou de Game of Thrones. Metéora é isso! Um lugar bem difícil de imaginar.

Mas porque esses mosteiros foram construídos nesses picos praticamente inalcançáveis, principalmente naquela época? Eremitas já habitavam cavernas da região há séculos, e na época da ocupação otomana os monges que residiam ali se refugiaram nas construções, que eram praticamente inacessíveis. 
Dos 20 mosteiros construídos, restam 6 que podem ser visitados.

Onde Ficar em Metéora 

Uma das cidades mais próximas de Metéora é Kastraki, uma boa opção para acampar ou se hospedar. 
Embora seja bem pequena, tem restaurantes, padarias e mercadinhos. Ou seja, o necessário para sobrevivência.
Kalabaka é a cidade vizinha, a menos de 2km de distância de Kastraki, é um pouco maior e mais desenvolvida. Tem mais opções para comer e curtir a noite, com música ao vivo em alguns restaurantes.


Hospedagem em Kastraki

Hospedar em Kastraki é uma chance incrível de ficar tão pertinho de Metéora, praticamente aos pés dos rochedos.

Hospedagem em Kalabaka

Kalabaka não tem o visual tão impressionante quanto Kastraki, mas a estrutura da cidade compensa. 
Os bares e restaurantes são bens legais e rola um agito à noite. 
As opções com melhor custo benefício, localizadas no centro ou bem próximo: Hotel King, Toti Boutique Rooms, Casa di Fol, Aeolic Star Hotel.
Em Kalabaka há algumas opções de hostel (quarto compartilhado), ideal para quem viaja sozinho e/ou quer economizar ao máximo: Host El Greco, Holy Rock (esse já fica na saída pra Kastraki).

Foram selecionadas apenas opções com nota alta (acima de 8) no booking.com, com boa localização para quem se locomove a pé ou com transporte público. Aconselhamos que você leia as avaliações mais recentes antes de reservar algum local.

Camping em Metéora 

Fique no camping em Kastraki chamado Vrachos (site do camping). Pague 15 euros por noite para o casal acampando com sua própria barraca.
O camping é muito bem estruturado, com banheiros imensos e chuveiros com água quente. 
Tem várias áreas cobertas para cozinhar e fazer refeições.

Quando chegar, haverá fogões com gás disponível e geladeira, sem nenhum outro equipamento ou acessório de cozinha.
O mais incrível desse camping é a piscina com vista para as rochosas de Metéora. Impossível resistir a um mergulho. E tomar-lhe fotos digna de cartão postal.

Como conhecer Metéora 

Se a visão de Metéora a partir da cidade já é incrível, imagine lá do alto! 
Para subir até Metéora (que é o nome da região e também do principal mosteiro), paga-se 1,60 euros de ônibus, que passa de 2 em 2 horas.
Dá pra subir a pé, mas é uma caminhada bem pesada. Além do caminho pelo asfalto, tem uma trilha que sobe pelo meio das pedras e vai direto para o Mosteiro Metéora.

Apesar de ser interessante ver o caminho pelo qual os monges subiam para o mosteiro, pessoalmente digo que não vale muito a pena, pois a trilha é bem fechada, sem vista para os arredores. Além de bastante íngreme.
Para entrar nos mosteiros, paga-se uma taxa de 3 euros. Mas atenção: a cada dia da semana um dos mosteiros fica fechado. 
Só entre no Metéora, que é o maior e mais bonito, e depois caminhe pelo asfalto (só descida) passando pelos outros.

Essa caminhada lá do alto pelo asfalto é bem bonita e agradável. Quem vai de tour acaba não curtindo isso, porque é levado de um lado pro outro de van ou busão.

Roteiro a pé por Metéora

Para começar pegue o ônibus até o Mosteiro Metéora, que é a última parada. A partir de onde o ônibus te deixa, é preciso descer por um caminho até a entrada do mosteiro.
Lá dentro, o sentido da visita é indicado por setas. Há vários ambientes a serem visitados, até mesmo uma sala cheia de crânios.

A saída é pelo mesmo lugar onde entrou, e você estará de volta ao estacionamento. De lá, continue caminhando até o Mosteiro Varlaám. É menos de 1km, só descida.

No caminho, dá pra sair do asfalto e subir nas pedras à sua direita. Garantia de várias vistas incríveis e fotos de estourar a conta do Instagram de tantas curtidas.

Depois do Varlaam, continue descendo a estrada. Na bifurcação, o caminho da direita é pra descer e voltar pra cidade; o da esquerda, que sobe um pouco, vai dar em um mirante. São 2km entre o Varlaám e esse mirante.

Seguindo pela mesma estrada do mirante por mais 2km, chega-se aos mosteiros The Holy Trinity e Agios Stefanou. Há uma estradinha bem tranquila que pode chegar lá, mas isso pode ser para outro dia.
Depois de visitar o mirante e os mosteiros, é só voltar até aquela bifurcação na estrada e descer. 
A estrada vai passar pelo Convento Rossanou (esse só de freiras) e, mais à frente, com uma vista de baixo bem bacana do Mosteiro Varlaám.

Nesse ponto da estrada, você vai encontrar um caminho “off road” saindo pra esquerda, que é um atalho pra cidade, evitando as curvas da estrada.

Indo por lá você chega rápido. Se você preferir continuar pelo asfalto, vai passar pelo Monastério St. Nicholas Anapavsa.
Existe uma trilha bem mais longa desde o The Holy Trinity que te levará de volta à cidade também. Tem gente que faz tudo num dia só. Se a ideia é ver todos os mosteiros, melhor deixar o The Holy Trinity e o Agios Stefanou pra outro dia e fazer a trilha com mais tempo e calma.

Ônibus Para Metéora

No site da Ktel Trikala você encontra os horários e cidades que tem conexão com Metéora. 
Vindo de Lárissa o ônibus deixa em frente ao camping. 
Dependendo da cidade a partir de onde você viaja, será necessário trocar de ônibus em Trikala (essas “conexões” em Trikala são bem fáceis, e não se fica mais do que 1h esperando o próximo carro).
Alguns ônibus vão somente até Kalabaka, outros até Kastraki, o que não faz tanta diferença, já que as cidades são muito próximas uma da outra.

Bares e Restaurantes em Metéora

Não é barato comer em Metéora. Cozinhe algumas vezes no camping, mas também coma no restaurante (cerca de 6 euros o prato mais barato) e em outros restaurantes em Kastraki e Kalabaka.
O lugar mais barato e gostoso encontrado é o Ola Pita, que tem um sanduíche delicioso e bem econômico.
Também não é barato beber, mas é tanto vinho diferente que não dá pra evitar. 
No começo da rua Trikalon, logo após uma rotatória, há uma fonte de água. Atrás dela tem vários restaurantes. Ali encontrará os melhores preços pra beber.

Seguro Viagem Para a Grécia

Em alguns países do mundo a contratação de um seguro viagem é obrigatória. 
A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen, que estabelece a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem no valor mínimo de € 30.000 euros para todos os turistas. Esse é o caso da Grécia.
E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19! Dá para viajar bem mais tranquilo assim.
Nas viagens é bom sempre utilizar o site Seguros Promo, porque ele dá a opção de escolha entre várias seguradoras com cobertura de despesas médicas e de bagagem extraviada. E o preço é bem mais baixo 
do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem.

Documentos necessários para viajar para a Grécia:

Os turistas brasileiros não precisam de visto para ir à Grécia.
Você pode entrar no país portando o seu passaporte, com prazo válido de, no mínimo, 3 meses depois da saída da Europa e permanecer pelo período de até 90 dias.
É necessário comprovar que tem condições financeiras de se manter no país como turista no período da sua viagem e levar os comprovantes de hospedagem, que podem ser solicitados.
É preciso fazer a contratação de um seguro viagem para Europa com cobertura mínima de 30 mil euros para viajar para a Grécia e em quase todo o continente.
A medida é estipulada por conta do Tratado de Schengen, um acordo que permite a livre circulação pela área Schengen, e que tem como um dos seus requisitos o seguro viagem.
Se alugar um carro, a CNH do Brasil é aceita para dirigir por lá!




Nenhum comentário:

Postar um comentário