Menu

27.11.23

Drácula era real

Drácula era uma pessoa real?

Camping Selvagem

Do filme

Drácula de Bram Stoker é um filme americano de terror sobre vampiros de 1992, produzido e dirigido por Francis Ford Coppola e escrito por James V. Hart, baseado no romance Drácula de 1897, de Bram Stoker. O filme é estrelado por Gary Oldman, Winona Ryder, Anthony Hopkins, Keanu Reeves, Richard E. Grant, Cary Elwes, Billy Campbell, Sadie Frost e Tom Waits. Ambientado na Inglaterra e na Romênia do século 19, segue o vampiro titular (Oldman), que se apaixona por Mina Murray (Ryder), noiva de seu advogado Jonathan Harker (Reeves). 

Quando Drácula começa a aterrorizar os amigos de Mina, o professor Abraham Van Helsing (Hopkins), um especialista em vampirismo, é convocado para pôr fim ao reinado de terror do vampiro. Seu tema de créditos finais, "Love Song for a Vampire", foi escrito e interpretado por Annie Lennox.
 
Drácula de Bram Stoker foi lançado nos cinemas nos Estados Unidos em 13 de novembro de 1992, com críticas positivas, embora o desempenho de Reeves e o sotaque inglês tenham recebido críticas. 
O filme estreou no topo das bilheterias, arrecadando US$ 215 milhões contra seu orçamento de US$ 40 milhões, e foi indicado em quatro categorias no 65º Oscar, ganhando Melhor Figurino para Eiko Ishioka, Melhor Edição de Som e Melhor Maquiagem, enquanto também sendo indicado para Melhor Direção de Arte.

 "O que Stoker recusa cuidadosamente ao leitor em Drácula (além de um discurso a Jonathan Harker sobre sua orgulhosa linhagem marcial) é qualquer elaboração real sobre os motivos de Drácula que possa permitir aos leitores simpatizarem com ele. 
O que Coppola acrescenta significativamente ao seu Drácula de Bram Stoker é que é na verdade, em nenhum lugar presente no Drácula de Bram Stoker há uma história de fundo romântica que promove a simpatia pelo vampiro que Stoker precisamente rejeita. 
O Drácula de Coppola, desta forma, é humanizado e suavizado. Suas motivações são compreensíveis e suas ações, se não desculpáveis, são pelo menos compreensíveis. ." estudioso de mídia Jeffrey Andrew Weinstock, 2016.

Sinopse 

Em 1462, Vlad Drácula retorna de uma vitória em sua campanha contra o Império Otomano para descobrir que sua amada esposa Elisabeta cometeu suicídio depois que seus inimigos relataram falsamente sua morte. Um padre da Igreja Ortodoxa Romena lhe diz que a alma de sua esposa está condenada ao Inferno por cometer suicídio. Enfurecido, Vlad profana a capela e renuncia ao Deus cristão, declarando que ressuscitará da sepultura para vingar Elisabeta com todos os poderes das trevas. Ele então enfia sua espada na cruz de pedra da capela e bebe o sangue que dela escorre, tornando-se um vampiro.

O advogado Jonathan Harker aceita o Conde Drácula da Transilvânia como cliente de seu colega R. M. Renfield, que enlouqueceu e agora é preso no asilo do Dr. Jonathan viaja para o castelo do Drácula na Transilvânia para organizar as aquisições imobiliárias do Drácula em Londres. Jonathan conhece Drácula, que encontra uma foto de sua noiva Mina Murray e acredita que ela seja a reencarnação de Elisabeta. 
Drácula deixa Jonathan para ser alimentado por suas noivas, enquanto ele navega para a Inglaterra em solo da Transilvânia, fixando residência na Abadia de Carfax.
Em Londres, Drácula seduz hipnoticamente e morde a melhor amiga de Mina, Lucy Westenra, com quem Mina fica enquanto Jonathan está na Transilvânia. 

A deterioração da saúde e as mudanças comportamentais de Lucy levaram os ex-pretendentes Quincey Morris e Dr. Seward, junto com seu noivo Arthur Holmwood, a convocar o Dr. Abraham Van Helsing, mentor de Seward, que reconhece Lucy como vítima de um vampiro. 

Drácula, parecendo jovem e bonito durante o dia, conhece e encanta Mina. Mina desenvolve sentimentos por Drácula, acompanhando-o em diversos passeios. 
Quando Mina recebe notícias de Jonathan – que escapou do castelo e se recuperou em um convento – ela viaja para a Romênia para se casar com ele. 
Um Drácula de coração partido transforma Lucy em uma vampira. Van Helsing, Holmwood, Seward e Morris matam a morta-viva Lucy na noite seguinte.

Depois que ele e Mina retornam a Londres, Jonathan e Van Helsing conduzem os outros à Abadia de Carfax, onde destroem as caixas de terra do conde. Drácula entra no asilo e mata Renfield por avisar Mina de sua presença. 
 Ele visita Mina, que está hospedada nos aposentos de Seward, e confessa que assassinou Lucy e tem aterrorizado os amigos de Mina. 

Embora furiosa a princípio, Mina admite que ainda o ama e se lembra da vida anterior de Elisabeta; por insistência dela, Drácula começa a transformá-la em vampira. 
Os caçadores invadem o quarto e Drácula reivindica Mina como sua noiva antes de escapar. 
Conforme Mina muda, Van Helsing a hipnotiza e descobre, por meio de sua conexão com Drácula, que ele está navegando para casa em sua última caixa restante. 
Os caçadores partem para Varna para interceptá-lo, mas Drácula lê a mente de Mina e os evita. 
Os caçadores se separaram; Van Helsing e Mina viajam para Borgo Pass e para o castelo, enquanto os outros tentam impedir os Romani de transportar Drácula.

À noite, Van Helsing e Mina são abordados pelas noivas de Drácula. Mina sucumbe ao canto e tenta seduzir Van Helsing. Antes que Mina possa se alimentar de seu sangue, Van Helsing coloca uma hóstia de comunhão em sua testa, deixando uma marca que retarda sua transformação. 
Ele os cerca com um anel de fogo para protegê-los das noivas e depois mata as noivas na manhã seguinte. 

A carruagem de Drácula chega ao castelo, perseguida pelos caçadores. Segue-se uma luta entre os caçadores e os ciganos. 
Morris é mortalmente esfaqueado nas costas e Drácula sai de seu caixão ao pôr do sol, agora aparecendo como um monstruoso humanoide semelhante a um morcego. Jonathan corta sua garganta com uma faca kukri enquanto Morris o esfaqueia no coração. Van Helsing e Jonathan permitem que Mina recue com o conde.

Na capela onde renunciou a Deus, Drácula está morrendo. Ele e Mina se beijam enquanto as velas que adornam a capela se acendem e a cruz se repara.  
Drácula volta a ser mais jovem e pede a Mina que lhe dê paz. Mina enfia a faca em seu coração e quando ele morre, a marca em sua testa desaparece. Ela o decapita e olha para um afresco de Vlad e Elisabeta subindo juntos ao céu, finalmente reunidos.

Bram Stoker’ s Drácula está popularmente associado a Vlad, o Empalador, e alguns estudiosos acreditam que o sugador de sangue literário é derivado em parte do histórico Walachian príncipe. 
Se Stoker realmente baseou o arquetípico vampiro em Vlad, o que o levou a fazê-lo? Entre as outras possíveis inspirações da vida real, o que diferencia Vlad do grupo?

Vida no século XV na fronteira entre a Império Otomano e a Europa cristã costumava ser dura, e a experiência de Vlad refletia isso. O pai de Vlad, Vlad II, ganhou o apelido de “ Dracul ” por sua participação na Ordem do Dragão, uma fraternidade militante fundada pelo Sacro Imperador Romano Sigismundo e dedicada a interromper o avanço otomano na Europa. 

A reviravolta subsequente de Vlad II e a submissão à autoridade otomana o ajudaram a preservar seu próprio poder político, mas a um custo. Vlad III e seu irmão mais novo foram enviados como reféns para a corte do sultão otomano Murad II para garantir a conformidade de Vlad II. 
O ganho territorial otomano levou o general húngaro János Hunyadi para intervir e, com o apoio de boiardos walaches ( aristocratas ), Vlad II foi deposto. 
Ele foi executado e seu filho mais velho, Mircea, ficou cego com um pôquer quente e enterrado vivo.

Vlad III, que se irritara na corte otomana, retornou a Walachia em 1448 e, aos 17 anos, começou imediatamente a trabalhar para recuperar o voivodato ( principado ) de Walachia. 
Ele exigiu vingança contra os boiardos que mataram seu pai e irmão, empalando muitos deles. Isso renderia a Vlad o apelido “ Țepeș ” ( “ o Empalador ” ). 
Embora ele não tenha inventado esse método torturante de execução (, é prescrito como punição pelo assassinato de um cônjuge no Código de Hammurabi), ele praticou com entusiasmo incomparável.

Como crucificação, o empalamento pretendia servir como um castigo horrível e uma ameaça inconfundível aos inimigos, e Vlad teria deixado “ florestas ” de corpos empalados em seu rastro. 
Tais corpos foram empalados transversal ou longitudinalmente. 
Vítimas de empalamento transversal foram indiscutivelmente as mais afortunadas dos dois, como tendo um pique ou um poste afiado atravessando o tronco de alguém — tipicamente por trás, com o ponto perfurando o peito — geralmente causou a morte rapidamente. 

Vítimas de empalamento longitudinal, no entanto, podem permanecer por horas ou até dias em agonia indescritível. 
Nesse caso, uma estaca cônica foi inserida no ânus ou na vagina e levada ao corpo com um martelo. 
A estaca foi então elevada para uma posição vertical e o peso da vítima faria lentamente que o ponto penetrasse mais profundamente na cavidade do corpo. 
Carrascos qualificados poderiam guiar a estaca de tal maneira que seguisse a coluna e perdesse órgãos vitais, prolongando assim a provação. 
Essa conduta fez pouco para agradar Vlad a seus amigos ou inimigos e, embora ele tenha provado ser um controle mais eficaz contra os otomanos do que seu pai, ele recebeu pouca assistência de seu rei nominal, Matias I. 
Ele foi morto em batalha, mas suas ações ( históricas e literárias ) garantiram que o nome Drácula não seria esquecido em breve.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário