Menu

30.12.23

Antiparos e Paros

Antiparos e Paros - Grécia, conheça e acampe

Antiparos e Paros provavelmente são as ilhas favoritas na Grécia! Passar dias em Paros e uma viagem à sua pequena vizinha, Antiparos, é profundamente encantador.
Camping Selvagem
Paros é uma ilha grega do Mar Egeu central, uma das maiores ilhas do arquipélago das Cíclades. Estende-se a oeste da ilha de Naxos, da qual é separada por um canal, próximo da ilha de Antiparos.

Ferry de Atenas a Paros – Grécia

Viajar para Paros num barco noturno, saindo do porto Piraeus, em Atenas. Essa é a opção mais barata para fazer o trajeto, e é bem confortável.
A passagem pode ser de classe econômica, depois que o ferry sai de Piraeus, na sala da primeira classe todo mundo está se preparando pra dormir, no ar-condicionado. Ficando nesta sala não terá nenhum problema.

Quando chegar a Paros ainda será madrugada, a opção é ficar esperando a recepção do camping abrir pra poder montar sua barraca.
Em setembro não há uma gota de chuva na Grécia, todos os dias são quentes e ensolarados, e as noites frescas com um vento gostoso entrando na barraca.


O Que Fazer em Paros 

Livadia Beach

Na praia Livadia há restaurantes que cobram (caro, preço pra turista europeu) pelo uso do guarda-sol e cadeiras. O melhor é ficar na sombra debaixo das oliveiras que são muitas e sem gastar nada.

Krios Beach

Um pouco fora da cidade fica outra praia incrível: a Krios. Dá pra ir de táxi, mas o melhor é caminhar pela trilha que beira o mar.

Krios é bem parecida com Livadia, mas com a água ainda mais transparente (isso é incrível). Lá também existe um camping.

Pôr-do-sol em Paros

As Ilhas Gregas não são exatamente baratas para fazer mochilão. Embora dê pra economizar na hospedagem e no transporte entre as ilhas, a comida e bebida são bem caras.
Uma boa alternativa é comprar uns vinhos no mercado e ficar bebendo na praia, vendo o pôr-do-sol e depois a lua nascendo.
E falando em pôr-do-sol, eles são de tirar o fôlego nas Ilhas Gregas.


Kolimpithres Beach

Visite a praia Praia Kolimpithres. Pra chegar pegue um ônibus que vá até Naoussa, a outra cidade “grande” da ilha, peça ao motorista deixar no começo da estradinha que leva à praia. Caminhe cerca de meia hora pra chegar nesse paraíso.

Essa praia é cheia de pedras incríveis, de cor clara e moldadas em formas muito bonitas.

Naoussa

Depois do dia de praia, caminhe até Naoussa (quase uma hora) e passe por essa cidade antes de voltar para Paros. O centro de Naoussa é lindo, todo branco e azul no estilo grego mesmo.
Paros tem dois portos Paroikia e  Naousa, uma pequena e charmosa Mykonos, que tem crescido muito no turismo. São diversos restaurantes em uma baía com o mar laminado, servindo frutos do mar frescos, acompanhando de um bom branco ou rosé. 
A diversão é se perder nas ruelas brancas entrelaçadas, como um labirinto, com diversas lojinhas, bares, que desembocam em lugares diferentes da baía. 
Um charme.

Na praia de Agios Georgios espreguiçadeiras são disponibilidades a um preço justo (8 euros duas cadeiras e guarda-sol), é uma baía protegida, com um pontão de areia banhado pelo mar, aí é só aproveitar o belo dia e este paraíso.

Adegas de Paros

Nas adegas de Paros você terá a oportunidade de experimentar algumas castas únicas, como uma das mais difundidas castas tintas do Egeu, a Mandilaria e das castas brancas Monemvasia. 
As duas uvas juntas dão origem ao vinho tinto com o nome DOP Paros tinto e as uvas de Monemvasia originam o branco DOP Paros.

Na adega Moraitis situada em Naoussa, terá a oportunidade de degustar os vinhos Parian num ambiente muito bonito, onde decorre a degustação, acompanhada por queijos Paros locais, como ladotyri, xinomyzithra, anthotyro e touloumisio.
A vinícola Alissafi está localizada em Kamares, Naoussa. Além dos excelentes vinhos biológicos, você terá a oportunidade de provar azeites virgens biológicos, bem como azeites com aroma a limão fresco e aroma a laranja fresca.
Em Marpissa fica a vinícola Louridis, onde além dos vinhos, você terá a oportunidade de degustar o maravilhoso rakomelo caseiro com figos.

Paros à Noite

O centro de Paros também é supercharmoso, principalmente à noite. Pense que a cidade é basicamente o que está vendo à beira mar, mas quando começar a entrar pelas ruas levará um susto. É muito charme.

Antiparos 

É uma ilha das Cíclades, Grécia, próxima de Paros. A cidade principal é Antiparos ou Castro na ponta norte-oriental da ilha. Está separada da ilha Despotico, a sudoeste, por um canal. Tem uma famosa caverna com estalactites.
Enquanto estiver acampado em Paros, aproveite para conhecer também a ilha vizinha, chamada Antiparos.
No porto de Paros, o mesmo onde chegam os ferrys, pega-se um barco e rapidinho você já está se deslumbrando com as águas cristalinas da ilha.

Ao chegar no porto de Antiparos depare com águas de um tom azul incrível e uma ilha bem mais tranquila que Paros, com menos gente.

Psaralyki Beach

Do porto de Antiparos caminhe menos de meia hora até a Praia Psaralyki. A caminhada é bem bonita por perto beirando o mar, apesar do sol superforte.

Psaralyki na verdade são duas praias, uma muito próxima da outra. As duas são bem parecidas e ótimas para banho, escolha ficar na segunda, que tem menos gente.

Agios Spyridonas Beach

Depois caminhe de volta para o porto e siga até a Praia Agios Spyridonas. Não é bom frequentar
 porque a água é um pouco suja.

Antiparos Camping Beach

Siga caminhando até chegar ao Camping de Antiparos (chama-se Camping Antiparos mesmo, sem nenhuma criatividade), fica em uma das praias mais fantásticas. Se trata de uma praia oficial de nudismo, o que não se surpreenda.

O nudismo é bem comum nas ilhas gregas. Algumas praias, como essa, são oficiais, mas muitas outras praias que visitar tem muitos banhistas nus, geralmente num canto mais afastado.

O motivo dessa praia ser tão incrível é que a água é muito transparente, sem ondas, e nunca fica funda. Pode ir caminhando (ou nadando) até a ilha que fica em frente a ela, a Firo.

Centro de Antiparos

Antes de pegar o barco de volta para Paros, conheça o centro de Antiparos. Como é de esperar, é encantador.

A cidade é bem menor que Paros, mas também tem uma boa estrutura de restaurantes e mercados. Ainda conta com um castelo de 1440 que é bem diferente dos castelos que se vê por aí.

A caverna

A ilha tornou-se conhecida em todo o mundo a partir do século 17 ao século 19 d.C, por viajantes estrangeiros que visitavam Antiparos e publicavam suas impressões e suas gravuras que retratavam a caverna e outros sítios arqueológicos pelo mundo a fora.

Hoje a ilha é visitada por milhares de turistas para admirar a caverna e outros sítios arqueológicos.
A Caverna Antiparos tem uma singularidade, não só por causa das estalagmites de tirar o fôlego, mas também devido à sua ligação com a história da ilha.

Onde Ficar em Paros e Antiparos 

Entre Antiparos e Paros existem poucas diferenças. Paros tem opções para todos os gostos e bolsos. A melhor localização é na Praia Livadia, porque assim você fica fora da “bagunça” do centro (o fim de semana é superagitado), mas ainda é possível ir andando.
Algumas boas opções entre os locais mais econômicos são o Stella Hotel e o Arian Hotel (ambos na praia), assim como o Hotel Acropolis (no centro).
Em Antiparos também há várias opções de hospedagem. 
Como a ilha é bem pequena dá pra ficar perto da praia e ao mesmo tempo do centro. 
Bons hotéis em Antiparos são o Pavlos, o Asteras e o Mantalena.


Camping em Paros 

O clima em setembro é absolutamente perfeito para acampar nas ilhas gregas de Paros e Antiparos. 
Não há sequer uma gota de chuva em nenhuma das ilhas. 
Os campings possuem ótimas estruturas e sempre são mais econômicos que outros tipos de hospedagem.
Algumas vezes é difícil encontrar informações sobre camping. 
A pesquisa é basicamente no Google e no Google Maps: dê um zoom na ilha e escreva “camping” na caixa, o Maps vai te mostrar todos os campings que estão naquela área do mapa.
Também é importante ficar atento às datas de funcionamento dos campings, pois alguns encerram a temporada já no meio do mês de setembro. Quase todos os campings tem barracas para alugar.

Camping Koula

Bastante sombra, porém o chão esta sempre com muitas folhas e galhos. Tem mesinhas e cadeiras para usar à vontade. Banheiros grandes com chuveiros bons, tudo limpo e funcionando bem. Espaço para cozinhar com geladeira à disposição dos campistas, porém sem fogão e nem acessórios. Localização perfeita, em frente a uma das melhores praias da ilha.

Em Paros também há o Camping Krios, mas é uma má escolha. Ele fica bem fora da cidade, em outra praia, e embora ofereça transporte durante a maior parte do dia, fica longe de tudo.

Camping em Antiparos

Em Antiparos, ilha menor que fica pertinho de Paros, também há um camping. Não temos muitas informações sobre ele, só que fica à beira de uma das praias mais maravilhosas. 
A praia é de nudismo (o que é bem comum nessas ilhas menores).

Seguro Viagem Para a Grécia

Em alguns países do mundo a contratação de um seguro viagem é obrigatória. 
A maior parte deles fica na Europa e é signatária do Tratado de Schengen, que estabelece a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem no valor mínimo de € 30.000 euros para todos os turistas. Esse é o caso da Grécia.
E o mais importante: você consegue contratar um seguro com cobertura COVID-19! Dá para viajar bem mais tranquilo assim.
Nas viagens é bom sempre utilizar o site Seguros Promo, porque ele dá a opção de escolha entre várias seguradoras com cobertura de despesas médicas e de bagagem extraviada. 
E o preço é bem mais baixo do que a gente imagina quando se trata de um seguro viagem.

Documentos necessários para viajar para a Grécia:

Os turistas brasileiros não precisam de visto para ir à Grécia.
Você pode entrar no país portando o seu passaporte, com prazo válido de, no mínimo, 3 meses depois da saída da Europa e permanecer pelo período de até 90 dias.

É necessário comprovar que tem condições financeiras de se manter no país como turista no período da sua viagem e levar os comprovantes de hospedagem, que podem ser solicitados.
É preciso fazer a contratação de um seguro viagem para Europa com cobertura mínima de 30 mil euros para viajar para a Grécia e em quase todo o continente.

A medida é estipulada por conta do Tratado de Schengen, um acordo que permite a livre circulação pela área Schengen, e que tem como um dos seus requisitos o seguro viagem.
Se alugar um carro, a CNH do Brasil é aceita para dirigir por lá!





Nenhum comentário:

Postar um comentário