Menu

27.12.23

Pratos típicos - RN/CE

Pratos típicos - RN/CE - Comida no camping

É claro que em um camping selvagem você não encontrará um restaurante cinco estrelas à disposição, mas dependendo do lugar há sempre os ribeirinhos "moradores locais" com suas comidas típicas da região, pequenos barzinhos, botecos, que servem pratos ou refeições, próximos do seu acampamento.
Camping Selvagem
A culinária brasileira é uma das melhores do mundo, é sempre bom "para os que gostam da boa mesa", saber as especialidades de cada cidade. Aproveite e delicia-se com esses pratos típicos de nossa culinária, rica em ingredientes só encontrados aqui.

Rio Grande do Norte

Comidas típicas 

Quais são as principais influências da gastronomia do Rio Grande do Norte?
O Rio Grande do Norte é um prato cheio quando o assunto é gastronomia, pois concentra tradições europeias, africanas e indígenas. 
Um exemplo disso são pratos típicos preparados com ingredientes muito familiares aos portugueses, como o arroz e a batata-inglesa, mas que recebem um toque de leite de coco e azeite de dendê, provocando uma verdadeira harmonia na boca.
Por outro lado, a culinária potiguar é tão grande quanto o seu território geográfico, sendo muito mais fresca no litoral, com o uso de frutos do mar nas preparações, e mais consistente no interior, com carne de charque e aposta no feijão-de-corda, por exemplo.


Quais são os principais pratos típicos da região?

Da Ginga com Tapioca até o Baião de Dois com Camarão, passando pelo tradicional Cuscuz, o Escondidinho de Carne Seca e a Caranguejada, você embarca em uma viagem gastronômica a partir dos insumos mais consumidos pelo povo potiguar. O que está esperando? Delicie-se com essas iguarias agora!
Até aqui, você descobriu um panorama das influências culinárias do Rio Grande do Norte. 
Mas, afinal, quais são os pratos típicos mais famosos por lá?


1- Ginga com Tapioca

A nossa lista não poderia começar de outra forma, uma vez que a Ginga com Tapioca é uma delícia potiguar. O nome curioso do prato se deve ao apelido do peixe manjuba, que, normalmente, mede de 10 a 15 centímetros.

Para completar essa mistura de tirar água da boca, o povo do Rio Grande do Norte mistura o pescado com a goma de mandioca, servindo para os turistas uma iguaria fresca e pouco calórica.

2 - Cuscuz

O Cuscuz é um prato à base de farinha de polvilho, arroz ou mandioca, porém, no Nordeste e principalmente no Rio Grande do Norte, o prato é famoso pela cor amarelada do milho.

Rico em valor nutritivo, o item pode ser combinado com diversos recheios, desde carne seca até salsicha, frango guisado (ensopado) e bode no molho.

3 - Escondidinho de Carne Seca

Essa receita é ideal para quem quer sentir o sabor do Rio Grande do Norte.

O Escondidinho de Carne Seca é uma mistura de purê de mandioca (também chamado de macaxeira na região) e carne maturada (a famosa charque). Uma vez montado com queijo ou requeijão em uma travessa, termina de gratinar no forno.

4 - Caranguejada

O Rio Grande do Norte é conhecido nacional e internacionalmente pela pesca de frutos do mar. E não seria diferente com o caranguejo, crustáceo base para a Caranguejada.

O prato, normalmente, é caldoso, podendo ter um visual bastante semelhante ao da peixada. Ao final, a iguaria é servida unicamente ou acompanhada por porções de arroz, pirão ou batata, por exemplo.


5 - Baião de Dois de Camarão

O Baião de Dois é um prato muito conhecido no Nordeste, sendo preparado com feijão-de-corda seco ou verde, arroz branco e queijo coalho.

No entanto, como tudo recebe um toque magnífico no Rio Grande do Norte, a receita passou a ser servida com camarão, tornando-se uma verdadeira obra-prima para os apaixonados por crustáceos.

6 - Carne de Sol à moda Potiguar

Quando se fala em Rio Grande do Norte e suas comidas típicas, com certeza a carne de sol não deixará de ser lembrada.

Conhecido nacionalmente por esse feito, o estado exporta sua carne para o Brasil inteiro e nada mais justo do que ter um prato em sua homenagem. A Carne de Sol à Moda Potiguar é muito comum nos restaurantes nordestinos, mas saboreá-la em sua terra natal, não tem preço.

7 - Feijão Verde

O feijão é um prato bem típico do brasileiro. Em todos os estados, ter uma porção de feijão nas refeições significa não apenas bons nutrientes, mas aquele gostinho nacional. No nordeste, não somente o feijão convencional, mas o verde, ganhou um sabor totalmente diferente. 

Essa é uma especialidade da região e quem vem à Natal não pode deixar de experimentá-lo. Enquanto sua viagem não chega, que tal preparar um delicioso feijão verde com aquela carinha do Rio Grande do Norte?

8 - Arroz de Leite

Um dos principais acompanhamentos da carne de sol é o arroz de leite. 
É muito comum ver em muitos restaurantes de comidas típicas de Natal RN, este prato delicioso e tão a cara do Nordeste. 

Se você ainda não foi à Natal, mas ouviu falar do prato, aproveite também a oportunidade para experimentá-lo.

Ceará

Comidas típicas 

Com uma culinária rica em frutos do mar e uma das mais diversificadas do Brasil, a gastronomia cearense se destaca pelos seus sabores únicos e comidas que fazem parte da história do local.
Presente em todo o território nacional, os pratos típicos do Ceará rapidamente se espalharam, sendo consumidos nos quatro cantos do país. 
A culinária cheia de temperos marcantes e muito sabor conta com traços da cozinha indígena, portuguesa e africana.
A comida também é um modo de conhecer a cultura e os costumes do local visitado. 
Se você é daqueles que durante a viagem adora ficar por dentro de tudo sobre o destino, principalmente a gastronomia, você está no lugar certo.
Conhecido por suas belezas naturais e seus verdes mares, o Ceará também se destaca por sua variedade cultural e culinária repleta de delícias.

As comidas típicas como carne de sol, macaxeira, baião de dois, moqueca, entre outros, são obrigatórios para quem visita o estado e quer conhecer mais sobre a gastronomia local.
Quando pensamos sobre o que comer no Ceará, precisamos estar preparados para uma mistura irresistível de sabores que vai desde os frutos do mar, passando pelo tradicional cuscuz até a rapadura.
Mesmo com as transformações do tempo, o estado nordestino mantém suas raízes culturais, preservando os sabores, aromas e características predominantes da sua gastronomia ao longo dos anos.

1 - Moqueca cearense

Um dos pratos mais famosos do litoral cearense e presente em muitos restaurantes e barracas de praia do estado. A moqueca é conhecida em muitos lugares do Brasil, cada um com as suas particularidades na hora do preparo e com o Ceará não seria diferente.

A moqueca cearense é uma das comidas típicas mais tradicionais da região, ela é feita a partir de peixes comuns do local como o robalo e namorado.
Seu preparo pode se diferenciar ainda pela inclusão do suco de caju, além de outros ingredientes que dão um toque especial à receita como camarão, pimentões, tomates, cebola, suco de limão e outros temperos.


2 - Carne de sol com baião de dois

Prato conhecido no Nordeste, a carne de sol tem suas raízes no Ceará e ganhou esse nome devido ao seu processo histórico de preparação com a carne desidratada ao sol, que fazia com que o produto suportasse longas viagens sem estragar.

Presente em muitos lares cearenses, atualmente a carne de sol é servida como bife, iscas ou desfiada, puxada na manteiga da terra e acompanhada normalmente de baião de dois, macaxeira e paçoca.
A combinação de carne de sol com baião de dois já é tradição no Ceará e também uma das comidas cearenses mais populares no Brasil. A mistura de temperos acrescentam ainda mais sabor ao prato.

3 - Caranguejada cearense

Você já ouviu falar na quinta do caranguejo? Tradição entre os cearenses, esse dia já se tornou como o dia oficial de comer uma boa caranguejada no Ceará.

Acompanhado de um martelo, que serve para quebrar as patas do caranguejo, o prato também é um sucesso nas praias cearenses e normalmente é servido na sua forma natural: inteiro para ser “quebrado” ou com a carne desfiada acompanhada por molhos.
Seu preparo leva muito caldo, leite de coco, tomate e mix de verduras que adicionam um delicioso sabor ao prato.

4 - Peixada cearense

Peixes e frutos do mar são uma presença frequente nos pratos típicos do Ceará, assim como em todo o litoral brasileiro, mas cada local possui a sua variação.
No Ceará, o prato é feito com peixes comuns da região como cavala, robalo, pargo, pescada amarela, namorado, entre outros, e a diferença para a moqueca está nos complementos que acompanham a receita.
A peixada cearense é feita de peixe, ovos e legumes cozidos que normalmente são servidos com o pirão feito com o caldo do peixe e engrossado com farinha de mandioca.

5 - Carne de Sol com macaxeira

A Carne de Sol é conhecida no Ceará como carne do sertão ou carne de vento. 
Trata-se de um preparo bastante conhecido no estado e comum nos lares dos cearenses. 
O nome mais conhecido do prato surgiu a partir do processo de conservação da carne, que é desidratada ao sol.

Esse processo tem raízes históricas e o objetivo inicial era fazer com que o produto suportasse longas viagens. Atualmente, existem várias maneiras de servir a Carne de Sol e uma das mais populares é acompanhada de macaxeira (ou mandioca). Entretanto, também é possível encontrar a tradicional paçoca.


6 - Sarapatel

Originalmente, o sarapatel não é um prato brasileiro. Entretanto, com a colonização portuguesa, ele acabou sendo transportado para o país e adaptado ao gosto dos habitantes. 
Dessa forma, atualmente é considerado um prato típico e bastante tradicional do Ceará. 
Pode ser considerado um ensopado de carne.

Porém, a sua receita conta com algumas particularidades. 
O sarapatel é feito à base de vísceras de porco, toucinho, sangue coalhado e temperos, em especial as folhas de louro e a pimenta de cheiro. 
Devido aos ingredientes envolvidos no preparo, o sarapatel não é uma unanimidade, mas é historicamente importante no estado.

7 - Panelada

A panelada cearense é uma espécie de ensopado feita a partir do bucho, das tripas e das patas do boi. 
As carnes são cozidas em uma panela de pressão com temperos como o sal e o louro por 2 horas, tempo necessário para que se tornem macias. 
Então, é necessário esperar que os ingredientes esfriem para que a gordura formada seja retirada do caldo.

Posteriormente, os demais ingredientes, como o pimentão, a cebola e o alho, são refogados. 
Então, acrescenta-se calabresa e as carnes previamente cozidas. Em geral, a panelada é acompanhada por arroz branco.

8 - Cuscuz nordestino

O cuscuz nordestino é um ícone da culinária brasileira, especialmente na região Nordeste. 
Feito de flocos de milho cozidos no vapor, sua versatilidade é surpreendente.
Pode ser servido como acompanhamento, recheado com carne de sol, legumes ou frutos do mar, e até mesmo como sobremesa, adoçado com coco e leite condensado. 

Sua textura leve e sabor suave conquistam paladares de todas as idades.
Além disso, o cuscuz é fácil de preparar, tornando-se uma opção prática e deliciosa para qualquer refeição. 
Uma fatia desse clássico nordestino é uma viagem direta ao coração da tradição culinária dessa encantadora região do Brasil

9 - Rapadura

Atualmente, o Ceará pode ser considerado o maior produtor de rapadura de todo o Brasil e é possível que também seja o maior consumidor do doce. 
Apesar de se tratar de um alimento de alto valor calórico, a rapadura se faz presente até mesmo na merenda servida nas escolas do estado, deixando clara a sua popularidade.

Existem várias formas de consumir a rapadura no estado. 
Entre as mais populares estão: misturada ao coco, ao amendoim e à castanha de caju. 
Entretanto, vale pontuar que os cearenses têm preferência pela rapadura com farinha, campeã de consumo entre os moradores locais.








Nenhum comentário:

Postar um comentário