Menu

Meu Cabeçalho

10.1.26

Lago Hillier

Um lago rosa no oceano

Curiosidades no mundo

Localizado na ilha australiana de Middle Island, o lago Hillier é, sem dúvida, uma das paisagens mais inusitadas do mundo.
A água do local é cor-de-rosa, em um tom que lembra o de um chiclete sabor tutti-frutti.

A coloração é atribuída a uma bactéria que vive em crostas de sal que existe no lugar e gera um contraste fascinante entre o lago e outros elementos da natureza que se espalham ao seu redor, como uma mata verdejante, bancos de areia e o azul intenso do "Southern Ocean" que cerca a ilha, situada no sudoeste da Austrália.

Ao todo, o Hillier tem cerca de 600 m de comprimento por 250 m de largura
A melhor maneira de conhecer o lago é caminhando, a aventura é realizada a partir da cidade de Esperance, que fica na região, a apenas 20 minutos à pé, ou "para o turista acomodado" a bordo de helicóptero a partir da mesma cidade.

A cor rosa vibrante é permanente, e não se altera quando a água é coletada em um recipiente. 
Acredita-se que a cor seja devida à presença do organismo Dunaliella salina.
O Projeto Microbioma Extremo, parte da Associação de Instalações de Recursos Biomoleculares (ABRF), Grupo de Pesquisa em Metagenômica (MGRG), realizou uma análise metagenômica no lago para encontrar Dunaliella , bem como Salinibacter ruber , Dechloromonas aromatica e algumas espécies de Archaea.

Vale ressaltar que na Austrália, além do lago Hillier, outros quatro lagos apresentam essa coloração. 
O lago Hutt, por exemplo, apresenta cor semelhante ao Hillier, graças às algas e bactérias que produzem essa pigmentação. 
Outro lago encontrado no país é o Pink Lake, que possui coloração que varia de acordo com a concentração de Dunaliella salina, uma alga tolerante ao sal e que dá cor rosada ao local.

A cor está sumindo?

Nos últimos anos, a icônica cor rosa do Lago Hillier "desbotou" visivelmente, em parte devido ao grande volume de chuvas que diluiu os níveis de sal do lago. 
No entanto, os cientistas acreditam que a mudança na aparência é apenas temporária, e espera-se que a cor retorne à medida que os níveis de água diminuam. 
Até recentemente, o Lago Hillier estava localizado dentro dos limites da Reserva Natural do Arquipélago Recherche
Desde 2002, o próprio lago tem sido considerado uma zona húmida de "significância sub-regional". 

Margem do Lago Hillier
Margem do Lago Hillier

Acessibilidade

Apesar dos altos níveis de salinidade (comparáveis ​​aos do Mar Morto), o Lago Hillier é seguro para nadar. 
Os passeios turísticos pelo Lago Hillier geralmente não param na ilha, e não há serviços regulares que permitam acesso direto ao lago. 
Existem poucas maneiras de apreciar o Lago Hillier. 
Os voos panorâmicos de avião são o método mais comum, com seis voos diários partindo do Aeroporto de Esperance, sobrevoando o Lago Hillier através do Parque Nacional Cape Le Grand, nas proximidades. 
Cruzeiros também são uma opção para passageiros que desejam contemplar o lago isolado e a área florestal ao redor.








Nenhum comentário:

Postar um comentário